sábado, 10 de novembro de 2012

O uso do computador como ferramenta aliada ao contexto educativo

quinta-feira, 23 de julho de 2009

 Fonte: http://portal.mec.gov.br/img/2007/alunolaptop_g.jpg      
O computador tem provocado uma revolução na educação por causa de sua capacidade de "ensinar". As possibilidades de implantação de novas técnicas de ensino são praticamente ilimitadas, e contamos, hoje, com um custo financeiro relativamente baixo para implantar laboratórios de informática. É importante ressaltar que, no paradigma instrucionista, o uso do computador na educação consistiria simplesmente na informatização dos meios tradicionais de instrução. No entanto, o computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem chance de construir seu conhecimento.
As visões céticas e otimistas da informática em Educação:
- Visão cética
  • Se a escola não tem carteiras, giz nem merenda, e o professor ganha uma miséria, como falar em computador?
  • Se as escolas não se modernizarem, continuarão no século 18 enquanto os alunos vivem no século 21.

Os céticos também argumentam que pode haver uma desumanização por causa do uso da máquina e a eliminação do contato entre aluno e professor. Mais uma vez, apresentam um argumento frágil contra o uso da informática. Eles, por sinal, estão presos a este modelo instrucionista e temem, portanto, a perda do papel tradicional do professor.
O aluno de fato somente vai se separar do contato com o professor se este se restringir a transmitir informações e conhecimentos ou se um aluno permanecer 10 ou 12 horas diante de um computador executando tarefas, o que não se pretende fazer. Além disso, a desumanização pela informática tem a mesma probabilidade de ocorrer que qualquer uso exagerado de inúmeros aparelhos tecnológicos.

- Visão otimista

Como o otimismo é gerado por razões pouco fundamentadas, é provável que ele venha acompanhado de grandes frustrações, principalmente devido ao modismo ou mesmo pela cópia de um modelo qualquer. Isso causa erros no sistema educacional.
É preciso critério, senso crítico. As soluções não devem ser meramente copiadas; o computador fará parte de nossa vida, e a escola deve lidar com essa tecnologia. Muitas escolas introduzem o computador apenas como disciplina curricular, dissociada de sua utilização em outras perspectivas, principalmente na perspectiva interdisciplinar por meio de projetos.

O computador é um meio didático. De fato, ele apresenta facilidade para simular fenômenos e animações. No entanto, esse enfoque leva a uma nova utilização como uma ferramenta de aprendizagem. Assim, a informática na educação pode ser vista como um instrumento a mais de aprendizagem que contribui para o desenvolvimento da educação escolar como um todo, e que deve estar contextualizado com os objetivos definidos no plano pedagógico escolar. Ela deve ter em vista e propiciar aos alunos e professores um ambiente no qual a aprendizagem pode ser estimulada pela união dos recursos da informática, visando o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e cooperativos ou mesmo através de objetivos particulares de cada disciplina.

A aprendizagem interativa é intuitiva (conta com o acaso). A criatividade do aluno o conduzirá a soluções fascinantes e compensadoras para os desafios que ele definir para si mesmo. A meta de seus esforços é comunicar e, principalmente, compartilhar com outras pessoas suas ideias e experiências. O computador por si não atende ao objetivo de formar o aluno, da maneira com que sonha a humanidade. O que formará o aluno será a maneira como ele utilizará a máquina.

Por isso, é preciso que os objetivos do uso de computadores na educação em geral sigam uma filosofia educacional mais ampla que justifique sua aplicação.

Enfim, o uso de computadores na educação deve ser visto como o domínio das ferramentas abordadas, contextualizadas às disciplinas e projetos da escola. Dessa forma, o computador será usado como um instrumento de aprendizagem — máquina e educação —, em que o aluno atua e participa de seu processo de construção de conhecimentos de forma ativa, interagindo com o instrumento de aprendizagem.

Fonte de Pesquisa:

www.maxiprint.com.br/?colunista/5

Imagem utilizada, link:htpp://portal.mec.gov.br/img/2007/luno/laptop_g.jpg


Minha opinião sobre o artigo escolhido

Escolhi este artigo porque achei importântíssimo conhecer mais sobre o uso do computador como um instrumento de aprendizagem, no  qual propiciará aos alunos a  participação ativa no seu processo de construção do conhecimento. O computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem chance de construir seu conhecimento. 
É de suma importância que as escolas atendam às novas demandas, pois o uso dos computadores já faz parte da vida das crianças. 

5 comentários:

  1. Um professor bem remunerado,tendo acesso as novas tecnologias para o ensino, certamente será um mediador de uma ótima aprendizagem.

    ResponderExcluir
  2. O computador é um grande instrumento para a aprendizagem, cada vez mais devemos incentivar o seu uso nas escolas para podermos atender a nova visão educacional.

    ResponderExcluir
  3. Com as novas tecnologias da informação ficou quase impossível um ambiente escolar não fazer uso da informática. Este instrumento precisa fazer parte do aprendizado dos alunos.

    ResponderExcluir
  4. Concordo que o computador enriquece e muito o local de aprendizagem das crianças, é de muita importância que as escolas atendam essas novas demandas.

    ResponderExcluir
  5. O computador é um instrumento que aliado aos conhecimentos adquiridos pelos professores e alunos, através do uso contínuo em sala de aula,vem proporcionando cada vez mais a interatividade entre a classe, dentro e fora da escola.

    ResponderExcluir